O que é Capital Intelectual?

Diversas pessoas tem dificuldade para definir corretamente o Capital Intelectual e acabam confundindo com o conhecimento adquirido pelas pessoas, a equipe mesmo num primeiro momento pensou que se tratava apenas do conhecimento adquirido.

A seguir vamos definir o que é Capital Intelectual:

Capital Intelectual é formado por: capital humano, capital estrutural e capital dos clientes.

- Capital Humano: são a qualificações, habilidades, conhecimento e a criatividade das pessoas.

- Capital Estrutural: é a parte que pertence a empresa como os bancos de dados e os manuais de procedimentos.

- Capital dos Clientes: o valor da franquia, do relacionamento com os clientes, a lealdade deles à marca da empresa, o quanto ela conhece a necessidades de seus clientes e antecipadamente resolve seus problemas.

De forma resumida podemos dizer que:

Capital Intelectual = valor de mercado – valor patrimonial

E você sabia dessa definição ou pensava que se referia apenas ao conhecimento adquirido? Deixe seu comentário.

Que tal você nos ajudar a definir melhor Capital Intelectual para o Wikipédia, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_intelectual), pois lá a definição está confusa e incompleta.

Abraços e até mais

24 respostas para O que é Capital Intelectual?

  1. Tiago disse:

    Muito bom post! Simples, explicativo e de fácil leitura. Eu também pensava que o capital intelectual era apenas relacionado ao conhecimento.

  2. Isabel Cristina disse:

    Gente, vocês arrasaram!!!!! Porque no meu entendimento, Capital Intelectual fazia parte do dinheiro ou o Capital acumulado através da intelectualidade que o indivíduo desenvolveu no transcorrer da sua vida, adquirindo sucesso financeiro. Meu curso é letras-espanhol, porém fui obrigada a pesquisar este tema para fazer uma tradução, cabe salientar que não entendo nada de administração, só as minhas e muito mal rsrsrs.
    Continuem nos ajudando, isso foi de grande valia para o meu conhecimento e muito fácil entender e traduzir.
    Valeu!!!!

  3. André Luis Biacca disse:

    Olá pessoal!!

    Concordo com vcs no Capital Humano e Estrutural, agora no Capital de Clientes, para mim eu acredito na busca da qualidade de produto que satisfaça os clientes.

    Abç…

  4. Heloisa disse:

    Para mim o capital intelectual era somente a capacidade dos funcionários…Muito legal da próxima vou responder certinho…rsrsrs

    Obrigada!!

    Heloisa

  5. Sueli Dine disse:

    Olá Heloisa,

    Obrigada você por colaborar conosco.

    Nós também tivemos essa dúvida no começo, mas após consultas verificamos que também ingloba as patentes e registro de marcas, banco de dados sobre clientes, etc…

    Continue colaborando conosco.

  6. Sueli Dine disse:

    Olá Tiago.

    Obrigado por sua participação.

  7. Edileuza disse:

    É realmenteeu pensava que só se referia ao comhecimento dos funcionarios.legal ….

  8. CESAR disse:

    SOU ESTUDANTE DA FACULDADE PIO XII-ES, ESTOU DESENVOLVENDO O MEU TCC SOBRE CAPITAL INTELECTUAL, COM O OBJETIVO DE AVALIAR O NIVEL DE ENTENDIMENTO DOS ALUNOS DE CONTABILIDADE SOBRE O TEMA.
    POR FAVOR, ESTOU A PROCURA DE ARTIGOS, TESES, …. DE QUALQUER INFORMAÇÃO RELACIONADA A ESSE TEMA.
    AGRADEÇO PELAS INFORMAÇÕES JÁ PRESTADAS, CASO TENHAM OUTRAS FONTES, ME PASSEM ……..
    OBRIGADO!!!!

  9. Maria Lucia Aguiar disse:

    Considerando que o capital é o elemento que possuimos para começarmos no empreendimento, seja dinheiro, imoveis e outros, capital intelectual é o conjunto do conhecimento que advem das informações e junto com os bens inici agrega valores que com inteligência serão utilizados habilidades para que o capital inicial cresça e com isso atinja lucros e reservas investidos da filosofia da empresa.

  10. fafaela castro disse:

    Intelectual vem do conhecimento? capital luvro ?
    vivemos entre frescuras então acho que a receita é uma coisa e o bolo é outra coisa ***risos ***
    capital humano,capital estrutural e capital dos clientes é*** a receita do bolo*** o bolo é o capital intecectual tudo para a empresa

  11. Olá, Sou jornalista e estou escrevendo uma matéria sobre Capital Intelectual, mas até agora só consegui materiais confusos e muito desconectos. Vcs poderiam me ajudar com definições de melhor entendimento?
    Aguardo retorno

    obrigada

    • Oi Cássia,

      A confusão acontece, pois muita gente confude capital intelectual com capital humano, já que o capital humano é o diferencial das empresas.

      Capital intelectual é a soma dos capitais de clientes, humano e estrutural.

      Podemos dizer que o capital humano é entendido como todo investimento feito pelo indivíduo em sua
      formação intelectual, qualificando, aumentando sua produtividade e exercendo uma função
      econômica.

      Para uma melhor compreensão do tema, sugiro a leitura desse livro:

      EDVINSSON, Leif; MALONE, Michael S. Capital Intelectual: descobrindo o valor real
      de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books,
      1998.

      Obrigado pela participação.

  12. Nei Lopes disse:

    parabens pela definição. Gostaria de autorização para publicar em meu blog este material, logico com o referencial bibliografico em questão.
    Aguardo a resposta.

    Nei Lopes
    Lopespsi.blogspot.com

  13. Daniele Prado miranda disse:

    Vcs me ajudaro porque nÃO ESTAVA CONSEGUIDO DEFINIR O QUE CAPITAL INTELECTUAL

  14. Patricia disse:

    Olá Alberto eu achei a definição de capital intelectual ótima, vou citar o seu blog e o link dessa matéria em meu blog também. Sou estudante do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos e estou sempre pesquisando sobre esses assuntos.

    Parabéns!

    Patricia.

    • Oi Patricia, fico muito satisfeito em saber que o blog contribui para um melhor entendimento sobre o capital intelectual.

      Você esqueceu de mencionar seu blog, seria interessante citar ele para nossos visitantes.

      Obrigado pela participação.

  15. Jaime disse:

    Concordo com a soma de Capital humano + Capital Estrutural, pois o capital de cliente, esse será agregado, apos a execução das ações vinculadas ao capital intelectual.
    Um abraço
    Jaime

  16. Educação e Qualificação Vocacional é exemplo de que capital intelectual?

  17. sandra Yamasaki disse:

    Obrigada pela resposta esclarecedora Alberto.
    Muito me confundi,ainda que ja estava esquecendo do Portugues politicamente correto.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

