A importância do Capital Intelectual

Um bom exemplo sobre a importância do Capital Intelectual é o caso da compra da Lotus, em 1995, pela a IBM no valor de US$ 3,5 bilhões, sendo que no balanço patrimonial estava avaliada em US$ 230 milhões.

Por que a IBM pagou um valor tão alto pela Lotus?

O motivo foi o Capital Intelectual dela, pois ela tinha uma ótima carteira de clientes, pelo conhecimento dos empregados, pela marca da em empresa e pela inovação de seu produto para Notes.

Mensurar o Capital Intelectual não é uma tarefa nada fácil, porém é de grande valia para a empresa identificar o quanto realmente vale seu Capital Intelectual, e conseqüentemente, o valor real de sua empresa.

Com essa mensuração ela terá uma visão mais ampla da organização e conseguirá traçar estratégias com dados mais consistentes, identificar problemas e encontrar soluções em menor tempo.

Além disso, poderá registrar a perda de seus clientes ou o fracasso de uma negociação de grande importância.

A empresa onde você trabalha ou é dono, adota alguma política para avaliar o Capital Intelectual?

3 respostas para A importância do Capital Intelectual

  1. Heloisa disse:

    Bom dia,

    No hospital que eu trabalho está em estudo esse tipo de avaliação. Mas é muito importante para a empresa quanto para o colaborador, pois através dessa avaliação a empresa consegue mensurar a capacidade dos seus colaboradores e os colaboradores se motivam sabendo que alguém está dando importância para seu trabalho.

    Obrigada!

    Heloisa

  2. […] entrevista podemos avaliar a importância do Capital Intelectual, um ativo de difícil mensuração, mas de grande valia para as […]

  3. M. L. disse:

    Olá,
    Super interressante o assunto, afinal muitas pessoas não possuem a noção do quão importante é o Capital Intelectual para uma empresa.
    Na empresa onde trabalho não há nenhum tipo de preocupação com essa questão. Os funcionários são tratados apenas como empregados e alguns até piões, expostos a situação de embaraço e vexame. Para vocês terem uma idéia meu diretor está na empresa há anos e nem sabe mexer no sistema.! É verdade! Como ele contribui se não foi capaz ainda de saber mais sobre seu próprio projeto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: